PROJETO POLÍTICO ANUAL 2011

CRECHE MUNICIPAL ARARA AZUL
01.07.610
I - Características Gerais
a) Da Instituição:
A Creche Municipal Arara Azul é uma unidade de construção nova, realizada pelo programa favela bairro/PROAP. Atendemos a comunidade do Arará, Benfica. É a única nesta comunidade para atender crianças de 06 meses à 03 anos e 11 meses.
Com três anos de idade, a creche apresenta experiência de “gente grande”. Já nasceu madura, pronta para atender as necessidades da  comunidade. Situada à Rua Ademar Serpa s/n, o prédio de dois pavimentos contempla 150 (cento e cinqüenta) crianças distribuídas em seis turmas:
Berçário- 02 turmas
Maternal I – 02 turmas
Maternal II – 02 turmas
A equipe pedagógica é formada por :
Diretor – Iaracema Schiavo Canto
Diretora Adjunta  Maria Adelaide Correa de Souza
04 (quatro) professores de Educação Infantil
19 (dezenove) Agentes Auxiliares de Creche
06 (seis) Recreadores de Osc
02 (duas) Lactaristas
02(duas) Cozinheiras
02(dois) Auxliares de Serviços Gerais
02 (dois) Porteiros
O atendimento é de segunda à sexta-feira de 07 às 17 horas, para os alunos regulares; aos sábados(das 08 às 16 horas) atendemos com PIC.
PROJETOS EM PARCERIA
PIC – Programa Infância Completa
            O programa Infância Completa – PIC existe para atender as crianças que ainda estão em lista de espera para as creches municipais, atendendo estes alunos todos os sábados , oferecendo o mesmo tipo de atendimento que disponibiliza para seus alunos regulares de segunda a sexta-feira.
            Aos sábados, as crianças recebem carinho, estímulo, alimentação, cuidados...seguindo o planejado especificamente para elas. As famílias destes alunos também são atendidas de forma diferenciada. Todo sábado há Escola de Pais onde é realizada uma roda de conversa com os responsáveis, apresentados vídeos próprios do programa PIC e realizadas discussões. São temas ligados à três secretarias diferentes (Educação, Saúde e Assistência Social) que a cada sábado tem um representante nas reuniões para esclarecer dúvidas e ajudar aos responsáveis que necessitarem. Nós, da creche municipal participamos do PIC e por isso somos muito orgulhosos .

Projeto Agente Auxiliar de Creche: Educadores da Infância Carioca
(Pesquisa realiza pela Professora Dra Vera Maria Ramos de Vasconcellos)
            A pesquisa está situada nas áreas de Educação Infantil e desenvolvimento humano, visa influenciar as políticas públicas de Educação Infantil focalizando questões de desenvolvimento e formação de subjetividade de crianças (00 à 47 meses) e adultos(educadores da infância e familiares), no ambiente educacional específico (Creche). Articula temas de pesquisa, valorizando a produção nacional da psicologia e da educação, em interlocução com a educação da infância (EI), como o lugar da imitação, da brincadeira, da organização do espaço/lugar e do tempo, na interação, desenvolvimento e educação da criança pequena.


PLANO DE TRABALHO PARA 2011
1° SEMESTRE:
Dar continuidade ao projeto de inserção e brincar/brincadeira incluindo a temática arranjo espacial.
Objetivo Geral: investigar como as crianças e educadores organizam o espaço/lugar e como as diferentes organizações afetam as interações de crianças e delas com os adultos.
2° SEMESTRE
Avaliação: Análise de vídeos/fotografias e demais formas de registros, visando a produção de documentários e panfletos pedagógicos (junto a SME), voltados a prática educacional com crianças de 00 à 03 anos e 11 meses.

I -Características Gerais
b) Da Comunidade:
A Creche Municipal Arara Azul atende a Comunidade do Arará Benfica, que tem como característica dos seus moradores na sua maioria oriundos do Norte e Nordeste.
            Apesar de todas as dificuldades que enfrentamos diariamente tais como violência, incluindo conflitos no entorno da creche: relatamos que conquistamos e estreitamos laços sólidos com as famílias em geral.
Os responsáveis de nossos alunos compreendem a importância de nossa presença e do nosso trabalho, o que é para nós um orgulho.
            A presença da família na creche é fundamental para o sucesso de nossa administração. Tão importante quanto atender bem os nossos alunos e suas famílias é mostrar a intimidade de nosso trabalho através de nosso blog-araraazul1cre.blogspot.com
            Entendemos que a participação dos responsáveis na administração dos recursos e na solução de situações problemas só vem a somar, confirmando as intenções do trabalho realizado.
            A nossa proposta de cuidar e educar vem aproximando cada vez mais os responsáveis a uma interação fortalecida do que nossa criança necessita para uma infância saudável e tranqüila. Por isso criamos um espaço onde todos discutem temas de inteira responsabilidade para nossa Comunidade Escolar.
II - PROJETO PEDAGÓGICO
Creche, lugar de brincar, ser feliz e aprender
“Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia da criança, desde muito cedo, poder se comunicar por meio de gestos, sons e mais tarde ter determinado papel na brincadeira faz com que ela desenvolva sua imaginação... A fantasia e a imaginação são elementos fundamentais para que a criança aprenda mais sobre a relação entre as pessoas” (Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, vol.2, p.22).
“A creche é um dos contextos de desenvolvimento da criança. Alem de prestar cuidados físicos, ela cria condições para o seu desenvolvimento cognitivo, simbólico, social e emocional. O importante é que a creche seja pensada não como instituição substituta da família, mas como ambiente de socialização diferente da familiar. Nela se dá o cuidado e a educação de crianças, que aí vivem , convivem, exploram, conhecem, construindo uma visão de mundo e de si mesma, constituindo-se como Sujeitos” (OLIVEIRA, Zilma de Moraes-Org-Creches: Crianças, Faz de conta & Cia, Petrópolis, Editora Vozes, 1999)
Diagnóstico :
            Levando-se em consideração que o nosso sonho de sociedade é a formação de um cidadão crítico, consciente, capaz e ciente de seus direitos e deveres; acreditamos estar no caminho que nos leve ao alcance de todos os nossos objetivos.
            Através de reuniões, encontros e parcerias estamos apresentando à nossa comunidade parte daquilo que objetivamos como ideal para uma convivência verdadeira, feliz e construtiva.
            Na busca da realização do nosso sonho, cada vez mais nos dedicamos enquanto grupo, seja institucional ou comunitário para conquista dos nossos anseios que certamente vem de encontro com a realidade que encontramos na Comunidade atendida, visando alcançar o ideal de uma sociedade justa, igualitária e plenamente feliz.
Metas e Objetivos :
            Nosso objetivo pedagógico está direcionado à estimulação de nossos bebês.
            Sabemos das necessidades do grupo que atendemos e temos ciência das carências afetivas e físicas que eles sofrem. Diante disso nossa proposta é suprir, dentro de nossas limitações tais necessidades proporcionando o máximo de conforto às nossas crianças, buscando favorecer o seu desenvolvimento intelecto, físico e emocional. Por isso a brincadeira é a nossa linguagem preferencial e a da criança para interagir com o adulto, com as outras crianças e com o ambiente.
            “O brincar é ferramenta essencial e necessária ao processo de desenvolvimento humano. O lúdico abrange o brincar e tem o mesmo sentido de infantil, diz respeito ao “inútil” do ponto de vista imediato, refere-se à atividade em si mesma que não visa algum outro fim, mas que tem grande importância no processo de desenvolvimento a longo prazo “(KISHIMOTO).
            Nossa sociedade mudou e consequentemente o aluno e a escola também mudaram. As mudanças tecnológicas mudaram as formas de brincar. As crianças deixaram de brincar na rua, jogar bola, pular amarelinha e passaram a jogar videogames e jogos no computador, ignorando a chuva, o sol e  a terra molhada.
            A Creche Municipal Arara Azul resgata a importância do brincar proporcionando às crianças participarem de experiências de pura ludicidade. Valorizamos a brincadeira, pois é através dela que criamos situações do pensamento e reais.
            Aqui na Creche Municipal Arara Azul brincadeira é coisa séria! Ela contribui para o processo de socialização das crianças, oportunizando a realização de atividades coletivas e individuais com efeito positivo para o processo de aprendizagem e estimulando o desenvolvimento de habilidades básicas e aquisição de novos conhecimentos.

III- PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO ANUAL
“As crianças estão programadas para aprender, isto é, nascem com uma disposição para aprender sempre que as condições sejam adequadas para tanto. Desde que nascem, tudo que acontece ao seu redor é uma oportunidade para aprender coisas novas e encontram prazer na própria aprendizagem sem que seja necessário oferecer-lhes algo mais, Perguntam o porquê de tudo o que acontece e estão atentas as menores mudanças em sue entorno. Brincando com outras crianças ou atuando sobre os objetos, as crianças estão sempre aprendendo coisas novas. A escola tem que aproveitar essa capacidade de aprender para ensinar as crianças as coisas pelas quais se interessam e, a partir delas, ampliar seus horizontes e interesses por problemas mais complexos, pelos quais não se interessavam inicialmente porque não os conheciam.” JUAN DELVAL
            A Creche Municipal Arara Azul orgulhosamente apresenta o seu planejamento anual
Brinco Logo Existo 
·         Valorizar as brincadeiras no coletivo e individual;
·         Estimular a psicomotricidade e as relações sociais;
·         Valorizar brincadeiras que perpetuam através do tempo.
Estreando em quatro Atos
1º Ato - Mamãe posso ir? Quantos passos? (1º bimestre)
·         Período de Inserção
- Proporcionar um ambiente acolhedor e promotor de desenvolvimento para as crianças e seus familiares;
            - Ampliar os laços afetivos entre recreadores, agentes auxiliares de creche, direção e responsáveis;

- Compreender a criança, seu espaço e seu tempo com o apoio de seus familiares para um maior conhecimento deste sujeito ativo que interage com o mundo.
            “Acolher significa estar apto a dar e receber afeto, procurando resgatar em si e nos outros as melhores possibilidades de encontro e de relacionamento.
            Acolher, mais do que apenas adaptar, é um movimento afetivo de aceitação que equivale a abraço bem forte, abraço completo, quentinho. Significa a possibilidade de se colocar no lugar do outro,estabelecendo relações de cooperação, solidariedade, cumplicidade, apoio”. (ABRAÇO COMPLETO À INFÂNCIA- MULTIRIO-SME).
·         Recriando o espaço de criar (Sala de Multifunção), com o apoio do projeto da Professora Dra Vera Maria Ramos de Vasconcellos.
- Na intenção de valorizar a brincadeira e fazer dela um desenvolvimento infantil, surgiu na Creche Municipal Arara Azul a ideia de recriar e resignificar a sala de multifunção preparando um espaço de faz- de- conta cheio de criatividade, de afeto e de apreciação e respeito pela infância.
“Cada criança em suas brincadeiras comporta-se como um poeta, enquanto cria seu mundo próprio ou dizendo melhor, enquanto transpõe seus elementos formadores de seu novo mundo para uma nova ordem, mais agradável e conveniente para ela.” FREUD, O POETA E A FANTASIA.
2º Ato – Batatinha frita 1,2,3 ...! (2º bimestre)
·         Semana de Alimentação Escolar
- A semana de alimentação escolar (SAE) faz parte do calendário escolar desde 1959 onde vem investindo na promoção de uma alimentação saudável na escola.  Acredita-se que este seja o espaço propicio à formação de hábitos de vidas saudáveis e à construção da cidadania. Este ano resolvemos convidar os responsáveis(dos alunos regulares e do PIC) para participarem de atividades relacionadas ao tema.
·         Semana do dia Mundial do Meio Ambiente – (O lixo que virou luxo na Arara Azul)
“A Natureza é a única fonte de recursos que os habitantes do nosso planeta dispõe para viver. A destruição do meio ambiente provocada pelo ser humano retarda e prejudica gravemente um processo de desenvolvimento social das Nações,(...).” CORONELGUILHERME DE MORAES.
                        Pensando nisso a nossa creche mobilizou seus pequenos para um movimento de sustentabilidade e muita responsabilidade com o meio ambiente. Precisamos evitar o desperdício e reciclar sempre.(fotos no anexo)

3º Ato – 1,2,3 e já! Lá vou eu! (3° bimestre)
·         Uma sociedade é feita de pessoas. São elas que guardam a história, os costumes e as tradições de sua comunidade, e são elas responsáveis por passar todo esse legado cultural às novas gerações, garantindo que ele continue a existir com a passagem do tempo. Nesse sentido, temos a responsabilidade enquanto Instituição de preservar importantes rituais folclóricos que vem sendo esquecidos e transformados pela sociedade.

Iniciamos as atividades sobre Folclore com a visita de um dos personagens de Monteiro Lobato – a boneca de pano Emília do Sítio do Pica Pau Amarelo que veio nos convidar para uma viagem no mundo do faz-de-conta.
Resgatamos brincadeiras da nossa infância e dividimos a experiência com as nossas crianças ( brincadeira de pular corda)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário