EI 30

·         Maternal II-A : (EI-30)

Somos uma turminha com 25 crianças entre 03 e 03 anos e 11 meses. As crianças já freqüentavam a creche, alguns desde o berçário. Somos bastante alegres e curiosos, estamos sempre perguntando e conversando. Gostamos muito de estar ao ar livre no parquinho brincando e correndo, ou na hortinha que plantamos, regando-as todos os dias na espera com grande ansiedade de vê-las crescer. Outras atividades que gostamos de realizar é brincar com massinha desenvolvendo nossa coordenação motora, criatividade e imaginação. O  que nos deixa bem feliz é a hora da contação de história e é nesse momento que nos concentramos e fazemos de conta dramatizando que somos os personagens que ali estão e sempre queremos bis. É na sala de multifunção que encontramos os cantinhos e nossos olhos pulam de alegria e emoção a cada fantasia e máscara que usamos. O que não gostamos realmente é a hora do banho porque temos que parar o que estamos fazendo.
            Os nossos pais estão sempre participando dos acontecimentos da creche, comparecem as reuniões e interagem com todas as atividades da creche.
            Planejamento :
Preparamos o planejamento de acordo o tema abordado no centro de estudos onde há uma grande troca de conhecimentos. Planejamos as atividades diárias semanalmente, em revistas de educação infantil, livros técnicos, no site Rio Educa/Educopédia
            O tempo da nossa turma é organizado de acordo com nossas atividades pedagógicas priorizando a rotina que busca formar hábitos e atitudes construtivas facilitadoras no desenvolvimento do projeto.
Atividades Significativas:
O primeiro semestre foi bem rico em atividades com muitas brincadeiras e a participação especial dos responsáveis. Trabalhamos com três temas: “Alimentação Saudável”, “Não basta ser pai e mãe, tem que participar” e “Meio Ambiente”.
            Com o tema “Alimentação Saudável” tivemos como objetivos incentivar bons hábitos alimentares, identificar as preferências alimentares das crianças, conscientizar as crianças os motivos pelos quais nos alimentamos, reconhecer os alimentos que fazem bem à nossa saúde dando ênfase as frutas, identificar cores, textura e os diferentes sabores das frutas. Em roda de conversa construímos cartazes onde os alimentos foram classificados entre saudáveis e não saudáveis para o desenvolvimento infantil. Apresentamos para as crianças algumas frutas e as saboreamos (abacaxi, laranja, maçã, pêra, morango, melão). O morango foi bem legal porque temos um morangueiro no espaço externo da creche e as crianças puderam observar, tocar e colhê-lo.
Decidimos fazer uma pequena horta onde plantamos salsa, cebolinha, alface, rúcula, chicória, coentro e até mesmo erva cidreira.Nossa horta está em crescimento e diariamente é observada e cuidada pelas crianças.
            Nesse projeto convidamos os pais para participarem de uma atividade “Suco de frutas legal” onde apresentamos a importância de termos uma alimentação saudável com legumes, verduras e frutas. No refeitório pedimos aos pais para preparamos dois sucos : abacaxi com hortelã e maracujá com abóbora. Os pais prepararam e saborearam os sucos junto com as crianças. Com a ajuda dos responsáveis confeccionamos um livro de receitas de sucos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário