EI 40

·         Maternal I-A : (EI-40)

Perfil da turma:
            Esta turma é formada por 25 (vinte e cinco) crianças serelepes e faceiras, que durante o processo de desenvolvimento deste ano letivo, contam com quatro profissionais de educação responsáveis pelo cuidar e o educar das crianças nos vários espaços da creche em suas descobertas, invenções e produções. Estes pimpolhos formam um grupo com crianças de 02 a 02 anos e 11 meses.
Nossa turma apresenta grande interesse na hora da contação de histórias, na hora de manusear livros, na hora da rodinha com músicas e gestos e desenhar com materiais diversos. Quando pensamos em felicidade total, pensamos na hora de ir ao parque ou na área verde da creche (jardim e horta). Nestes momentos é que mais podemos ver os sorrisos nos rostos das crianças.  
            A creche vem investindo na construção de um vinculo mais próximo com os responsáveis, assim os pais de nossas crianças se mostram bem receptivos aos nossos pedidos de apoio junto a sua educação. Quando solicitamos sua participação colaboram ativamente. Desta forma, o relacionamento creche/família é bem respeitoso.
           
Planejamento :
            Os temas e as atividades que serão desenvolvidos  são planejados no horário de descanso  das crianças. Também é neste momento que são socializados os acontecimentos ocorridos. Nos centros de estudos geralmente realizamos atividades de discussão sobre temas referentes a Educação Infantil. Esse momento é utilizado para estudarmos e nos embasarmos teoricamente para realização do nosso trabalho cotidiano.
Atividades Significativas:
            O arraiá já vai começar – Em um dos nossos centros de estudos onde estudávamos sobre o Projeto Político Pedagógico decidimos relacionar a proposta pedagógica às festa de junho e julho. Assim nasceu o sub tema: O arraia já vai começar> Desenvolvemos muitas atividades relacionadas às festas juninas, tais como :pular fogueiras de jornais picados, coreografias inventadas pelas crianças para músicas típicas, uso de objetos (chapéu, pintura, roupas,etc), tipos de alimentos (as crianças provaram pé-de-moleque e cocada), confecção de bandeirinhas para enfeitarmos a sala, brincadeiras típicas da festa. Fizemos um texto coletivo com as falas das crianças baseado na nossa roda de conversa. E como culminância saímos da preparação  e fomos para a animação do nosso grande Arraiá da Creche Municipal Arara Azul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário