EI 31

·         Maternal II-B : (EI-31)

Perfil da turma:
A turma possui 25 crianças com faixa etária entre 03 e 03 anos e 11 meses. Temos apenas 03 crianças que entraram esse ano na creche e demoraram um pouco para se adaptarem à rotina. As outras crianças estão na creche desde o berçário e a adaptação foi tranqüila. As crianças na sua maioria moram na comunidade onde está localizada a creche. Todas demonstram alegria e confiança no convívio com as educadoras e os amigos. As crianças interagem bem entre si, trocam ideias, inventam brincadeiras (faz de conta). Expressam seus sentimentos, desejos e insatisfações. Em sua maioria são carinhosas, atenciosas e preocupadas com seus colegas e com as educadoras. Compreendem e obedecem às normas estabelecidas. De um modo geral, realizam ações da rotina ao seu alcance, adquirindo experiência e maior independência, como arrumar os brinquedos depois de usá-los, trocar sua própria roupa, tomar banho e comerem sozinhos sempre com o auxilio das educadoras.
            É perceptível o interesse das crianças pelas histórias, principalmente os clássicos que aparecem o Lobo Mau, Chapeuzinho Vermelho, Três Porquinhos, etc. Gostam de histórias que contenham animais de qualquer espécie e histórias cantadas. Todos adoram ouvir histórias e sempre pedem a repetição das mesmas. As crianças demonstram também bastante interesse nas atividades livres e dirigidas como pintura, colagens, atividades lúdicas, músicas, danças e na área externa principalmente no parquinho.  Conversam naturalmente, relatam fatos e realizam comentários durante as histórias. Algumas crianças necessitam melhorar sua linguagem oral (emitem monossílabos simples). Com relação a higiene pessoal, percebemos que a grande maioria sabe quando estão sujos ou limpos, assim como a sala, banheiros e objetos da turma.
            A relação dos pais com a creche ainda é um pouco distante. Percebemos certa resistência com relação aos pais quando há necessidade de sua presença em atividades compartilhadas, festas e reuniões realizadas em sala.
             Planejamento :
Nós organizamos o planejamento levando em consideração o desenvolvimento integral das crianças. Nos baseamos nas Orientações Curriculares para Educação Infantil trabalhando as diferentes linguagens do currículo. O planejamento é realizado semanalmente selecionando o tema a ser abordado não esquecendo as contribuições, sugestões das crianças e a realidade das mesmas. A organização das atividades, espaços, a disponibilização dos materiais necessários para execução do planejamento estão sempre ligados aos nossos objetivos que é promover e enriquecer o conhecimento das crianças. Os momentos de descanso das crianças são utilizados para realização do planejamento e assuntos pertinentes ao nosso grupamento como leitura e preenchimento de agendas, etc. Os Centros de Estudos são sempre utilizados para enriquecermos nossa formação e atuação no trabalho com crianças pequenas. É organizado baseando-se nos documentos propostos pela Gerência de Educação Infantil.
            A organização da nossa rotina envolve cuidados, brincadeiras e situações de aprendizagens orientadas. Dividimos a rotina em atividades permanentes como roda de conversas, cuidados com o corpo, alimentação, descanso, contação de histórias e brincadeiras no espaço interno e externo da creche e atividades planejadas e orientadas com o objetivo de promover uma aprendizagem específica e com finalidade de enriquecermos o conhecimento das crianças. Sendo elas atividades individuais ou coletivas. A rotina é flexível de acordo com as necessidades das crianças. Temos como eixo principal em nossa rotina o cuidar e o educar.
Atividades Significativas:
Meio Ambiente – Conscientizar as crianças sobre a importância de cuidarmos do meio ambiente. Explorar o meio ambiente; Vivenciar formas de reciclar materiais diversos; Incentivar as crianças a deixarem o ambiente sempre limpo.
            Iniciamos a semana com a atividade  “Patrulheiros do Lixo”, incentivando as crianças a cuidarem do ambiente interno e externo da creche. Para que a atividade acontecesse de forma coletiva, selecionamos duas crianças diariamente para fiscalizarem a preservação do ambiente. Conversamos com as crianças sobre a separação do lixo e confeccionamos as lixeiras de coleta seletiva sinalizando as cores e os diferentes tipos de materiais. Solicitamos aos pais que enviassem os materiais recicláveis( garrafa pet, caixas de leite, rolinhos de papel higiênico, latas, etc.) para que fossem trabalhados e vivenciados na separação pelas crianças. Construímos  um painel pintado por eles com uma paisagem  do meio ambiente contendo árvores e rio onde foi trabalhado cores e a importância de mantê-los sempre limpos. A partir dessa atividade confeccionamos animais com os materiais recicláveis enviados pelos pais para colocarmos no painel do meio ambiente. Transformamos o Lixo em Luxo, ou seja, em brinquedos.
            Apresentamos os diversos animais inseridos no Meio Ambiente. Animais aquáticos, terrestres e aéreos. Aproveitamos para trabalhar as cores, sons, peles e pêlos, hábitos, alimentação, onde vivem e como se locomovem. Utilizamos os livros : Meu Jardim, Sons Divertidos da Fazenda, Animais do Mar para contação de histórias e conhecimento dos animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário