EI 41

·         Maternal I-B : (EI-41)
Perfil da turma:
            Nossa turma é participativa e muito alegre, falante, inteligente, esperta e com muita facilidade de aprendizado. Ficamos felizes quando brincamos na área externa e tristes quando está chovendo pois não podemos brincar no lugar onde mais gostamos. A participação dos responsáveis é muito boa, pois estão sempre presentes. No grupo há uma aluna albina. As crianças observavam, apalpavam e ficavam curiosas. Passado o momento inicial e tendo percebido que a diferença era somente a cor da pele todos convivem normalmente.
Planejamento :
A ideia central é discutida no centro de estudos no encontro mensal. Após a discussão sentamos no horário de descanso das crianças e planejamos as atividades a serem executadas, levando em consideração os conhecimentos e valores que as crianças possuem , compreendendo e respeitando as diferenças e o nível de desenvolvimento de cada um. No planejamento procuramos contemplar as diferentes linguagens: oral, escrita, artística e corporal, por entendermos que é fundamental para o seu desenvolvimento global, colaborando para formação de sujeitos solidários, responsáveis, críticos, autônomos e criativos.

Atividades Significativas:
            Viva a Diferença!
            No início do ano letivo, ainda no período de inserção percebemos que uma criança em particular chamava a atenção da turma. Essa criança á albina e por essa razão se destacava entre as demais e despertava interesse entre as outras crianças.
            A turma parecia não acreditar que a colega era “verdadeira”, as crianças apertavam, cheiravam e chegavam até mesmo a lambê-la. Diante da necessidade de trabalhar as diferenças e semelhanças de cada um organizamos o projeto: Nosso corpo. Cujos objetivos gerais são: conhecimento e identificação de partes do corpo, cuidados e necessidades do corpo (alimentação, água, luz, calor e higiene pessoal).
                        Para iniciarmos o nosso trabalho com o Projeto nosso Corpo, fizemos o contorno do corpo de uma das crianças e observando os coleguinhas fomos desenhando o que faltava (olhos, boca, nariz, cabelo).
            Resolvemos dar um nome ao boneco e por sugestão das crianças o batizamos de Beto. Além do boneco utilizamos a criança albina para trabalharmos com outras crianças as semelhanças. O objetivo especifico dessa atividade foi trabalhar: cor, tamanho, textura e órgãos  dos sentidos. Com a foto tirada do grupo montamos o mural cujo título era : Viva a diferença!

Nenhum comentário:

Postar um comentário